segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Tipos de programa de Integração

Programa de integração geral:
          O programa de integração geral destina-se a todos os novos funcionários, à exceção daqueles com cargos de liderança, que por sua função estratégica, devem ter um programa específico:
          Esse programa deve abordar os seguintes aspectos:
·       Missão, visão e valores institucionais
·       Estratégia organizacional
·       Aspectos fundamentais da cultura organizacional
·       Estrutura organizacional
·       Políticas, normas e procedimentos
·       Informações relevantes para o bom andamento do novo profissional.

Programa de integração para gestores:
O programa de integração para gestores é destinado a todos os gestores recém-contratados ou promovidos. Nessa etapa do programa, devem-se abordar, de maneira estratégica e sucinta, as características e particularidades das áreas parceiras com as quais o novo gestor se relacionará por meio de entrevistas e reuniões previamente agendadas.
Para um bom resultado dessa integração, algumas precauções são aconselháveis:
· Preparar uma carta de boas-vindas ao novo gestor;
· Organizar um check list das principais áreas com os quais ele vai interagir e se relacionar;
· Pré-agendar as reuniões individuais com as áreas parceiras;
· Enviar informação prévia do novo gestor às áreas parceiras;
· Selecionar um profissional da área de RH para dar início ao processo de integração dessa nova liderança, dando-lhe as boas vindas, entregando o material de apoio e acompanhamento;
· Elaborar um comunicado institucional a ser enviada a toda a liderança com informações sobre a experiência desse novo líder, sua nova função e informações gerais.

Assim constatamos que a socialização organizacional expressa um significado para a competitividade da empresa, à medida que tenha funcionários alinhados à missão, visão e valores da organização. Angélica

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